Você sabe qual é a vida útil do encanamento do seu imóvel?

Os imóveis são construídos para durar anos e décadas, alguns até alcançando o centenário. Mas apesar destas construções estarem sempre de pé, será que as outras partes possuem vida útil menor?

Pois bem, tudo possui vida útil, desde os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos até a instalação elétrica, tudo precisa ser trocado. Mas e a vida útil do encanamento, quando é necessário trocar essas peças?

Isso é algo que muita gente nem ao menos considera, apenas levando em conta que enquanto a tubulação não dá sinais de defeito, está tudo bem. A Esgotecnica vai desmistificar um pouco este assunto neste artigo, garantindo que você esteja preparado para qualquer imprevisto.

Qual o tempo de vida útil do encanamento

O tempo de vida útil do encanamento depende do material que ele foi construído. Confira aqui os principais materiais e o tempo útil de vida de cada um.

Tubos metálicos

Os tubos metálicos, quase sempre feitos de aço galvanizado, são usados em diversas tubulações, sendo bem comuns em imóveis comerciais, construídos para serem mais duráveis e resistentes.

Os tubos metálicos são bem fortes e possuem um material capaz de durar de 12 a 18 anos sem apresentar falhas. Este tipo de tubulação é recomendado para a tubulação de incêndio e para edifícios altos.

Tubos de cobre

Também muito comuns, os tubos de cobre são ideias para encanamentos de água quente devido a sua alta estabilidade químicas. Dentre todos os tipos de materiais usados para tubulações, os canos de cobre são os que podem durar mais tempo, chegando a um tempo de vida útil de até 80 anos nas condições certas.

Tubos de PVC

Os tubos de PVC são os grandes campeões quando o assunto é a construção residencial. Eles são usados na grande maioria das obras e são recomendados para o abastecimento de água e o esgoto geral.

O PVC é altamente resistente à corrosão e tem um custo de manutenção relativamente baixo. A flexibilidade deste material também é excelente, garantindo resistência a diversas ações externas. Os anos de PVC possuem vida útil de mais ou menos 25 anos, podem chegar até 45 com a manutenção adequada.

Como aumentar a vida útil do encanamento

Como várias outras coisas, o encanamento só pode alcançar o seu máximo se for bem cuidado. Em alguns casos é até possível aumentar o tempo de vida da tubulação com a manutenção correta e algumas dicas simples.

Entenda sobre os materiais e os seus usos

A primeira e mais importante dica é saber quando e como usar cada tipo de material. É preciso entender que cada um deve ser usado em diferentes tubulações. Usar tubos de PVC para tubulação de água quente com certeza vai diminuir drasticamente a vida útil do produto. Já o aço galvanizado pode ser prejudicado pelos minerais encontrados na rede de água.

Durante a construção ou reparo da rede de esgoto, é necessário usar todos os materiais corretos para garantir que o material não seja desgastado antes do tempo.

Cuidado com encanamentos antigos

Os encanamentos antigos estão maus suscetíveis a problemas, não apenas pela idade, mas também por ter sido feito em normas que não são mais eficientes. Isso pode fazer com que o encanamento tenha problemas constantes ou dificultar bastante reparos e substituições, problema ainda mais grave em edifícios.

Se em um imóvel há tubulações mais antigas, com mais ou menos 30 anos, é indicado a troca completa da rede hidráulica.  Essa troca é necessária também para evitar entupimentos. Já que a parede dos canos fica espessas com o tempo.

Proteja os encanamentos

É preciso proteger os encanamentos da forma correta. Esta proteção é feita através do uso das juntas apropriadas para cada material. como por exemplo a solda para canos de metal e veda rosca para os outros, evitando futuros vazamentos. Isso evita um possível desgaste prematuro de todos os canos.

Limpeza e manutenção

A limpeza e a manutenção são importantíssimas para que o encanamento esteja sempre em boas condições e atinja a sua vida útil máxima. A limpeza dos canos, de acordo com cada material, evita que produtos corrosivos fiquem tempo o suficiente em contato com o material para causar danos sérios.

No caso dos canos de PVC o maior cuidado é com o acúmulo de gordura.

Cuidados com a mão de obra

Não adianta ter material de alta qualidade se você não contratar mão de obra especializada para realizar a manutenção e as instalações do sistema. Ao contratar pessoal treinado, você tem a certeza de que está deixando o encanamento em boas mãos e que não terá problemas no futuro.

Você encontra essa mão de obra especializada com a Esgotecnica! Temos profissionais altamente treinados para garantir que a manutenção do seu encanamento seja feita de forma correta e com todos os procedimentos adequados.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos serviços de encanador!

Comments for this post are closed.