Veja três tipos de licenças da CETESB

Para que serve?

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo é responsável por verificar se as empresas cumprem com o papel ambiental e não despejam efluentes nocivos à saúde no meio ambiente, além de verificar se fazem o descarte correto destes resíduos.

Para conquistar a licença ambiental da CETESB, é preciso estar dentro das normas e delimitações da companhia para que as instalações e atividades da empresa não poluam o meio ambiente.

Contratar uma empresa de serviços que tenha a licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, é certeza de que os resíduos tirados de seu imóvel ou empresa receberão o descarte correto e não trarão riscos ao ambiente e à população. É acima de tudo responsabilidade com os clientes e com o ambiente.

Tipos de licença

A CETESB emite três tipos de licenças diferentes, sendo elas: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação:

  • Licença Prévia é dada antes da instalação do empreendimento. Nela, a CETESB avalia as condições de instalação da empresa e o local onde será implantada. O projeto deve seguir alguns princípios básicos para ser aprovado.
  • Licença de Instalação é necessária para começar as obras de implantação. Ela define medidas de controle ambiental para que não aja danos à região.
  • Licença de Operação é obrigatória para a empresa funcionar. Ela é garantia de que as atividades da empresa não descartam materiais poluentes nas águas, solo ou ar.
  • CADRI é um instrumento que aprova o encaminhamento de resíduos industriais a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB para as empresas da cidade de São Paulo.

Ter a licença da CETESB não é apenas garantia de um trabalho ambiental bem feito, que já é motivo de muito orgulho, mas também a certeza de que funcionamos dentro das leis estaduais e temos os nossos serviços sempre monitorados e avaliados positivamente pelos órgãos responsáveis.

As entidades ambientais, como a CETESB, têm autorização para alterar as normas de controle, principalmente quando de acordo com novas descobertas científicas ou em tempos de crise ambiental. A licença pode ser suspensa em caso de descumprimento de novas ordens. Por isso, a licença da CETESB é, também, garantia de uma empresa atualizada para melhorar o meio ambiente.

Poluição

Segundo a Lei Estadual nº 997/76, poluição é a concentração ou descarte de materiais em qualquer forma nas águas, ar e solo que não cumprem as normas previstas em lei ou que possam ser nocivos ao meio ambiente, inconvenientes ao bem estar, danoso à fauna e flora e tragam riscos à segurança.

A licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo garante que o serviço de limpeza técnica não descumpre essa lei. Dessa forma, tratarão do seu imóvel sem deixar de pensar no meio ambiente, demonstrando comprometimento socioambiental.

O descarte correto de efluentes evita agressão ao meio ambiente, diminuem os riscos de problemas naturais e melhoram a qualidade de vida.

Comments for this post are closed.