Instalação Hidráulica Residencial

Instalação hidráulica residencial feita do jeito certo

A instalação hidráulica residencial é uma das partes mais importantes de ser planejada previamente na construção de uma casa. Essa é a parte responsável pelo abastecimento local e um erro pode trazer muitos problemas. Desde dificuldades para ligar equipamentos que necessitam de água até vazamentos que podem corromper gravemente a estrutura residencial. Mas, infelizmente, a maior parte das pessoas deixa a instalação hidráulica para segundo plano na hora de construir.

Além disso tudo, corrigir problemas na instalação hidráulica pode sair caro. Então, é muito melhor gastar um pouco mais de tempo fazendo o planejamento do que gastar muito dinheiro no reparo futuramente.

Tudo começa na caixa d’água

A primeira parte a se pensar na instalação hidráulica residencial é a caixa d’água. Ela deve ficar no ponto mais alto da residência pra que possa levar água para todos os cômodos sem problemas. Se não for possível, é necessário que instale a caixa a pelo menos 1,20 m acima do chuveiro. Isso garante que tenha pressão suficiente.

Após a instalação, é necessário fazer as ligações da caixa. A tubulação deve conduzir a água do hidrometro até ela. Na saída de água, deve-se instalar uma boia e registro, além de uma saída de água pra limpeza. Isso garante que a água chegue até a caixa. Agora, é necessário que ela abastece os cômodos à partir da caixa d’água.

Para a saída de água, existem diversas maneiras de fazer isso. Muitas casas usam apenas uma saída da caixa d’água, mas é possível fazer duas ligações ou até três, tendo uma exclusiva para a descarga e outra para o chuveiro. Além disso, é necessário que cada tubulação chegue com o diâmetro ideal para a necessidade.

Planejando a instalação

Antes de começar a instalação hidráulica residencial, é necessário fazer seu planeamento. Imagina vocês seguir todos os passos que disse anteriormente e depois perceber que precisa de um furo menor na caixa d’água. Nessa situação, você pode usar um redutor para aumentar a pressão, mas alguns erros não são tão fáceis de corrigir.

Você faz toda a ligação para colocar uma privada na casa, por exemplo, e depois percebe que as louças não ficaram boas da forma que pensou e será preciso mudar a privada de lugar pra ganhar mais espaço. Para corrigir o problema, você precisará quebrar a parede toda para refazer a ligação. Um grande transtorno e desperdício de dinheor. E isso é muito mais comum do que parece.

Além disso, você deve levar em consideração o material necessário. Cada parte de sua casa precisa de uma tubulação diferente. O chuveiro pede um cano, a privada outro e a pia da cozinha outro. Somente com planejamento será possível comprar o material certo. Sem contar que é obrigatório usar material de qualidade, ou você sofrerá com vazamentos em breve.

Nesses momentos, o melhor planejamento é chamar um profissional especializado. Ele analisará o ambiente em que deve ser feita a instalação hidráulica e fará a melhor instalação possível. Por isso, um serviço de confiança é indispensável.

Comments for this post are closed.