Desentupimento de esgoto: qual o melhor método

O entupimento da rede de esgoto é um problema grave e que pode prejudicar o dia a dia de muita gente. A Esgotecnica atua com este tipo de situação há quase duas décadas e sabemos da importância da agilidade e eficiência no desentupimento de esgoto.

Existem vários métodos para a desobstrução do encanamento de esgoto. Cada um é melhor usado em uma situação diferente, porém, existem alguns que são mais efetivos ou então menos problemáticos.

A grande dificuldade na hora na hora de desentupir o esgoto está na localização do problema. Como a grande maioria sabe, o sistema de encanamento possui várias peças, curvas e caminhos em uma residência. Muitas vezes o entupimento está em um lugar de difícil acesso e isso dificulta a solução do problema.

Também é necessário saber qual o tipo de obstrução. Na grande maioria dos entupimentos o problema está no acúmulo de gordura nas paredes do cano. Mas a obstrução pode acontecer por outros dejetos humanos ou objetos sólidos que foram parar dentro do encanamento.

Porém, antes de ter que resolver o problema, o melhor é sempre tentar prevenir este tipo de situação.

Como prevenir o entupimento de esgoto

No caso de objetos sólidos a regra é bem simples: Nada deve ser jogado no esgoto, absolutamente nada.

Ao contrário de países europeus, o sistema de esgoto brasileiro não é feito para receber papel higiênico e outros produtos “que desmancham”. Este tipo de objeto pode causar um grave entupimento. Não apenas isso, mas objetos sólidos aumenta o trabalho das empresas de coleta e tratamento e encarecem todo o procedimento.

Ou seja, de um jeito ou de outro acabamos sentido os malefícios deste comportamento. Portanto, nunca jogue fio dental, papel higiênico, resto de sabonete, lenços, preservativos, absorventes íntimos e qualquer outro produto sólido no vaso sanitário.

Já no caso dos entupimentos por gordura, eles podem ser prevenidos de duas maneiras: A primeira é não jogar óleo de cozinha e gordura na pia. A segunda é através do uso de água quente.

Pelo menos uma vez por semana, ferva um litro de água e derrame no encanamento da pia. Logo em seguida jogue água em temperatura ambiente. Desta maneira, a água quente derrete e solta a gordura no cano e a água normal a “empurra”.

Isso previne entupimentos e dá a tranquilidade de que seu encanamento funcionará por muito mais tempo sem dar problemas.

Qual o melhor método de desentupimento do esgoto

O desentupimento depende muito do tipo de problema. Em caso de objetos sólidos a melhor solução é o uso de um desentupidor ou qualquer outra ação mecânica manual. Seja por métodos á vácuo, empurrando ou até mesmo tentando retirar a obstrução com um arame.

Caso o objeto seja um sabonete, é possível que água quente resolva o problema rapidamente. Porém, o desentupidor ou qualquer variante será o seu melhor amigo para estas situações.

Lembrando que você nunca deve forçar uma obstrução. Caso o entupimento não cesse, não faça mais força ou o encanamento pode quebrar. O conserto do encanamento sai mais caro e mais trabalhoso do que o desentupimento.

Quando o problema é grave, a solução é chamar a Esgotecnica realizar o desentupimento de forma rápida e segura.

Desentupimento de esgoto com gordura

Já com a gordura existem soluções mecânicas e química que podem dar um jeito no entupimento. Confira os melhores métodos de desentupimento recomendados pela Esgotecnica.

Vinagre e Bicarbonato

Retire toda a água de dentro da pia onde há o entupimento. Coloque uma colher de bicarbonato e em seguida jogue dois copos de água quente. Aguarde cerca de 15 minutos e adicionei um copo de vinagre.

Tape o ralo com uma tampa ou algum pano e espere alguns minutos. A mistura começará a efervescer liberando a sujeira que está bloqueando a passagem da água. Assim que a efervescência diminuir, retire o pano e jogue água fria dentro do cano para empurrar a sujeira.

Substituir água quente por suco de limão quente é uma ótima ideia, já que ele potencializa a mistura e deixa um cheiro agradável na pia.

Detergente e água quente

Se a pia estiver seca, ou se for possível retirar toda a água de dentro dela, despeje detergente dentro do cano. Ele quebra as moléculas de gordura e solta boa parte do dejeto preso ao cano. Depois basta jogar água quente para finalizar o serviço e remover a sujeira de vez.

Não é recomendado o uso de soda cáustica nestes casos, já que ele é um produto químico perigoso e que precisa ser manuseado com cuidado.

Peça ajuda profissional

Mesmo com os melhores métodos de desentupimento de esgoto o problema pode não ser resolvido. Nestes casos é necessária a ajuda profissional.

A Desentupidora Esgotecnica tem uma equipe treinada pronta para resolver o seu problema de entupimento rapidamente. Contamos também com modernos equipamentos e os melhores métodos para desobstruir o encanamento.

Não passe raiva, chame a Esgotecnica.

Comments for this post are closed.