Como prevenir entupimento de tubulações de esgoto

Evitar entupimento de tubulações de esgoto é a melhor maneira de não ter problemas com os canos da sua residência.

A Esgotecnica juntou algumas dicas de especialistas para garantir que você não tenha mais problemas com entupimentos!

O encanamento é um dos pontos mais importantes da maioria dos imóveis. Ele é responsável pelo que chamamos de conforto invisível. Quando temos algum problema na tubulação o conforto de todos pode ser prejudicado rapidamente.

Quem já passou pela situação de ter que lidar com um cano entupido sabe o tamanho do desconforto.

Alguns sinais de uma tubulação entupida:

  • O primeiro sinal de entupimento são os barulhos nos ralos. Quando entupido, a tubulação faz bastante barulho de borbulhas, principalmente nos ralos do chuveiro e das pias.
  • Escoamento lento. Quando um cano está entupido o escoamento de água é bem mais lento. Algumas vezes ele pode até parar completamente, deixando água parada em pias e no box do banheiro.
  • Mau cheiro. O último e mais incomodo dos problemas com entupimento da tubulação. Dependendo do que está entupido, o cheiro pode ser bem grave, principalmente no banheiro.

Estes são os principais sinais de que você está lidando com problemas de tubulação entupida. Como dá para perceber é uma situação bem complicada.

Ao notar que o encanamento está entupido é possível realizar a desobstrução. Porém, é possível evitar o entupimento de tubulações com alguns cuidados que vão desde a construção até o uso no dia-a-dia.

Dicas de construção para evitar entupimento de tubulação no futuro

Evitar o entupimento é algo que vem desde o começo da construção de toda a tubulação. A primeira dica importante é não usar tubos menores do que 100mm de diâmetro. Os canos com dimensões menores provavelmente terão problema com o volume de esgoto.

Outra dica importante é tentar fazer o menor número possível de curvas na tubulação. Isso facilita futuros desentupimentos caso hajam problemas com os canos.

Também é importante a construção ou instalação correta de uma caixa de gordura para que a tubulação da cozinha não sofra com o acúmulo de gordura. A instalação de sifões nas pias também é importante.

Essas são dicas simples para evitar o entupimento de tubulação. Mas além da construção, o cuidado no dia-a-dia também é muito importante.

O que fazer para evitar entupimento de tubulação

A tubulação geralmente entope por um mesmo motivo: gordura dentro do cano. Essa é a principal causa dos maiores problemas com canos entupidos. Logo depois da gordura vem os objetos sólidos jogados dentro do vaso e dos ralos.

O comum é que a gordura venha sempre da cozinha. A principal fonte de gordura no cano são as pias e o ato de lavar os pratos e talheres. Mesmo sem perceber, as pessoas podem acabar prejudicando a tubulação.

Outro foco de entupimentos é o banheiro, já que muitos objetivos podem acabar parando dentro do vaso sanitário e enroscar no cano durante a descarga.

Portanto, vamos por parte para mostrar como evitar entupimento de tubulação na sua casa.

Como evitar entupimento de tubulações – Dicas para a cozinha

Vamos começar com a parte principal: A cozinha.

O grande segredo para evitar que o encanamento da cozinha acabe ficando entupido por conta da gordura é tomar muito cuidado na hora de lavar a louça.

Não deixe nenhum resto de comida entrar para dentro do ralo. Essa é uma atitude importante, antes de jogar água no prato e começar a lavar, jogo todos os restos no lixo.

Os dejetos de comida podem acabar enroscando nas paredes da tubulação e consequentemente entupindo o encanamento. Se a louça estiver com muito óleo ou gordura, recomenda-se colocar esses dejetos dentro de uma garrafa pet que depois deve ser destinada para uma empresa de coleta que possa utilizar o óleo.

Além de enroscar na parede do cano e causar entupimentos na tubulação o óleo é altamente contaminante para a água potável e pode causar verdadeiros desastres ambientais.

Uma outra dica legal é ferver um pouco de água e despejar no ralo da pia algumas vezes por semana. A água quente limpa a gordura na parede da tubulação e prolonga o tempo de vida dos canos.

Só é importante verificar se o sifão aguenta a temperatura da água antes de realizar o procedimento.

Dicas para evitar entupimento de tubulações no banheiro

O grande vilão do entupimento no banheiro são os objetos jogados dentro do vaso, desde o fio dental até absorventes. A regra para o vaso sanitário é muito clara: Nunca dê descarga em objetos que não são dejetos humanos ou papel higiênico.

A maioria das tubulações dos banheiros pode receber papel higiênico. Porém, lenços umedecidos, preservativos, fio dental e qualquer outro item pode representar muito risco para a tubulação do seu imóvel.

Nem mesmo cabelo e unhas devem ser jogados dentro do encanamento. Esses itens não dissolvem e podem causar uma obstrução grave em pouco tempo.

Seguindo essas regras simples, você tem a certeza de que não terá que se preocupar com entupimentos incômodos tão cedo.

Não deu tempo de prevenir? Então é só ligar para a Desentupidora Esgotecnica que a gente garante um serviço rápido e eficiente para a Grande São Paulo e região!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *