A importância da Licença CEVS

O Centro de Vigilância Sanitária é um dos órgãos de São Paulo responsáveis por planejar, supervisionar e criar normas focadas na saúde pública. O Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária traz a credibilidade do atendimento às normas da Secretário de Saúde do Estado de São Paulo aos serviços prestados por nós da Esgotecnica.

A proposta do Centro de Vigilância Sanitária é a adequação do homem ao ambiente visando o uso racional da natureza. Além disso, também trabalha para proteger os cidadãos com serviços e bens de consumo que não tragam danos à saúde.

As empresas de prestação de serviço, como a Esgotecnica, precisam deste selo de aprovação para comprovar que o trabalho com efluentes é feito de forma segura, já que muitos resíduos podem trazer riscos à saúde se manuseados de forma irresponsável.

Nós participamos das ações do CVS com sua responsabilidade social e ambiental. Por isso, somos contemplados com a licença de atuação do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, passando por constantes vistorias. Através de iniciativa própria e com o apoio da instituição estadual, estamos sempre trabalhando para oferecer serviços de forma consciente e responsável.

Centro de Vigilância Sanitária

Para ter a licença do Centro de Vigilância Sanitária, é preciso estar enquadrado dentro das leis estaduais que visam diminuir os riscos à saúde e evitar problemas sociais decorrentes de prejuízos ao meio ambiente.

Portanto, existem quatro sistemas essenciais para traçar o objetivo da CVS:

  • O controle dos bens de consumo, diretos ou indiretos. Dessa forma, o Centro de Vigilância Sanitária monitora a produção de produtos utilizados pelo consumidor final, desde a obra prima até à conservação para venda.
  • O controle de prestação de serviços, diretos ou indiretos, relacionados à saúde avalia as condições das empresas que tratam da saúde dos cidadãos.
  • O controle de saneamento do meio organizando e regulamentando as intervenções de saneamento de uso público ou individual.
  • O controle sobre o ambiente e o processo de trabalho para que não haja danos ao ambiente e ao cidadão.

Os serviços prestados por nós da Esgotecnica se enquadram nos dois últimos subsistemas que fazem parte do Centro de Vigilância Sanitária. As atividades de desentupimento e limpa fossa, por exemplo, são de saneamento enquanto serviços como dedetização fazem parte do controle do ambiente.

A licença do CVS outorgada a nós da Esgotecnica é reconhecimento de toda capacitação e responsabilidade em cumprir os serviços de acordo com as especificações e normas prescritas pela instituição do governo.

Mas, atualmente, o conceito de vigilância sanitária vai muito além da prestação de serviço consciente com o bem estar da população. Hoje, ela é também sinônimo de um serviço com compromisso com o meio ambiente e com os profissionais. Portanto, nossa licença CVS é, também, sinal de respeito com o ambiente no qual estamos e com nossos colaboradores.

licenca-cevs

Licenças Esgotecnica