Para que serve?

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo é responsável por verificar se as empresas cumprem com o papel ambiental e não despejam efluentes nocivos à saúde no meio ambiente, além de verificar se fazem o descarte correto destes resíduos.

Para conquistar a licença ambiental da CETESB, é preciso estar dentro das normas e delimitações da companhia para que as instalações e atividades da empresa não poluam o meio ambiente.

Contratar uma empresa de serviços que tenha a licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, como nós da Esgotecnica Business, é certeza de que os resíduos tirados de seu imóvel ou empresa receberão o descarte correto e não trarão riscos ao ambiente e à população. É acima de tudo responsabilidade com os clientes e com o ambiente.

Tipos de licença

A CETESB emite três tipos de licenças diferentes, sendo elas: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação:

  • A Licença Prévia é dada antes da instalação do empreendimento. Nela, a CETESB avalia as condições de instalação da empresa e o local onde será implantada. O projeto deve seguir alguns princípios básicos para ser aprovado.
  • A Licença de Instalação é necessária para começar as obras de implantação. Ela define medidas de controle ambiental para que não aja danos à região.
  • A Licença de Operação é obrigatória para a empresa funcionar. Ela é garantia de que as atividades da empresa não descartam materiais poluentes nas águas, solo ou ar.
  • O CADRI é um instrumento que aprova o encaminhamento de resíduos industriais a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB para as empresas da cidade de São Paulo.

Ter a licença da CETESB não é apenas garantia de um trabalho ambiental bem feito, que já é motivo de muito orgulho, mas também a certeza de que funcionamos dentro das leis estaduais e temos os nossos serviços sempre monitorados e avaliados positivamente pelos órgãos responsáveis.

As entidades ambientais, como a CETESB, têm autorização para alterar as normas de controle, principalmente quando de acordo com novas descobertas científicas ou em tempos de crise ambiental. A licença pode ser suspensa em caso de descumprimento de novas ordens. Por isso, a licença da CETESB é, também, garantia de uma empresa atualizada para melhorar o meio ambiente.

Poluição

Segundo a Lei Estadual nº 997/76, poluição é a concentração ou descarte de materiais em qualquer forma nas águas, ar e solo que não cumprem as normas previstas em lei ou que possam ser nocivos ao meio ambiente, inconvenientes ao bem estar, danoso à fauna e flora e tragam riscos à segurança.

A licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo garante que nosso serviço não descumpre essa lei. Dessa forma, nós da Esgotecnica Business tratamos do seu imóvel sem deixar de pensar no meio ambiente, demonstrando comprometimento socioambiental.

O descarte correto de efluentes evita a proliferação de doenças, os danos ao ambiente em que vivemos, diminuem os riscos de tragédias naturais e melhoram a qualidade de vida.

licenca_100-100038-3

Licenças Esgotecnica